HAPKIDO PARA DEFICIENTES VISUAIS

O Grão Mestre Crisólito realiza um bem sucedido trabalho através do estágio com deficientes visuais no centro de apoio Pedagógico aos Deficientes Visuais no bairro de Nazaré.

Ao decidir e planejar o que ia fazer com os alunos, ele sentiu inicialmente certa apreensão, pois nunca antes se havia tido na vida de graduando alguma matéria ou conteúdo que nos pudesse dar alguma orientação a respeito do trabalho com qualquer tipo de deficiência, incluindo a visual. Foi ai que ele decidiu encarar isso como um desafio a ser superado.

Ele se surpreendeu pois, ao longo dos vários exercícios de alongamento, aquecimento e diversos movimentos de defesa pessoal que conseguiram aplicar, eles tiveram um ótimo desempenho e conseguiram realizar cada um dos movimentos com sucesso. Evidentemente que na realização de algumas técnicas surtiram algumas dificuldades pela falta de costume com exercícios, pela idade avançada e debilidade dos membros, porém, dentro dos limites de cada um, foi possível absorver e aprender tudo que foi aplicado principalmente porque existiu a grande vontade e a empolgação em aprender por parte dos alunos.

Tudo isso acrescentou muito na formação do Grão Mestre Crisólito como educador físico, pois aprendeu que precisamos ter uma visão além do que aprendemos na faculdade. Uma visão global através de pesquisas e aceitação de novos desafios só faz acrescentar na nossa experiência não só acadêmica, mas também, na experiência de vida. Cada passo de cada conteúdo aprendido foi uma imensa satisfação pessoal e profissional para Grão Mestre Crisólito. O mais importante de tudo é perceber que com as mesmas pessoas a quem ensinamos podemos também aprender, e muito.

A Primeira troca de faixa para Deficientes Visuais do Brasil foi realizada pela Asssociação Phoenix de Hapkido!!

 

©  2010 All Rights Reserved  •  Design by Taís Soares.