Alguns professores coreanos chegaram aos Estados Unidos no começo da década de 60 para ensinar o HAPKIDO, entre eles os Mestres Hwang In-Shik e Ji Han Jae, e na Austrália o Mestre Sung Soo Lee. Além deles, foram enviados pela Korea Hapkido Association quinze de seus membros a Guerra do Vietnã para uma demonstração a tropas coreanas, americanas e vietnamitas do sul, um deles foi o Mestre Jung Mam Kim, que então abriu as portas para o Ocidente.

No final da década de 60 chega ao Brasil o Mestre Lim, que se instalou na Bahia. Logo após, Mestre Kang Byung Hak chegou em São Paulo. Por não terem vindo oficialmente ao país, estes dois Mestres tiveram dificuldades de darem continuidade nos seus ensinamentos.
Em 1972 chega oficialmente em São Paulo o Mestre Park Sung Jae, mandado na época por um dos grandes lideres da Korea Hapkido Association, Grão Mestre Myung Kwang Sik, que comandava a sucursal Norte da KHA em Seul. Park veio representando o Hapkido Jung do Kwan, “Tradicional”, “mais próximo do Tang Soo Do”. Após a morte de seu antigo Mestre, Park se torna 9º Dan o grau mais elevado na América do Sul na época.

Apresentado por um grupo de Aikido, foi convidado especialmente para dar aulas ao Exército Brasileiro, tendo iniciado seu trabalho no 2o GCAM90 - Quitaúna. Alguns faixas-pretas formados nessa época continuam treinando, ensinando ou supervisionando o trabalho do Grão-mestre Park, como o Mestre Guilherme Cauzin, Ramos e o Mestre Marcílio Nogueira, hoje a frente da Associação Nacional de Hapkido Tradicional e da Liga Nacional de Hapkido. Mestre Park ainda teve passagem pelo Círculo Militar de São Paulo e várias academias na capital paulista, fundando a Associação Brasileira de Hapkido e a Federação Paulista de Hapkido.

Em 1978 o Mestre Park Kyu Jae vem ao nosso país com a missão de continuar o trabalho de seu irmão, com um estilo mais suave e mais circular o Hoi Jeon Moo Sool. No ano de 1980 chega o Mestre Yun Sik Kim trazendo para o Brasil o Hapkido da Escola Bum Moo Kwan.

O número de praticantes no Brasil vem crescendo bastante com destaque especial para São Paulo, mas precisam se unir mais ainda para o fortalecimento desta nobre Arte Marcial. Hoje em dia o Hapkido é uma das Artes Marciais mais poderosas que existem, com sua diversidade, possui em média 3.860 técnicas de defesa pessoal.

©  2010 All Rights Reserved  •  Design by Taís Soares.